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quinta-feira, 3 de março de 2011
Nextel vence leilão e entra na briga do celular
Empresa leva a maioria das licenças da banda H para ser a quinta operadora nacional
Karla Mendes - O Estado de S.Paulo
Os consumidores terão em breve mais uma opção para usar os serviços de telefonia celular. A Nextel será a quinta operadora de telefonia móvel de abrangência nacional e concorrerá diretamente com Oi, Vivo, Claro e TIM, que já prestam serviços em todo o território brasileiro.
O ingresso da Nextel como o quinto grande competidor no Brasil é consequência dos 11 lotes que a companhia arrematou no leilão da banda H - última faixa de frequência disponível para uso da tecnologia de terceira geração (3G) - realizado ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa pagou R$ 1.214 bilhão para poder atuar em todo o País. No total, a Anatel previa um preço mínimo de R$ 1,119 bilhão para os 13 lotes. A arrecadação total foi de R$ 1,246 bilhão, um ágio de 11,3%.
A Nextel tem atualmente cerca de 3 milhões de clientes no Brasil, mas sua atuação é limitada, pois a licença que a empresa possui é para o chamado Serviço Móvel Especializado (SME). Essa licença permite que os usuários façam comunicação móvel via rádio, mas sua oferta é limitada, principalmente, a clientes corporativos.
Além disso, a cobertura do serviço é restrita a algumas cidades. Ao se tornar uma operadora de celular "de fato", porém, os serviços prestados pela empresa estarão disponíveis para qualquer usuário, o que dobra o potencial de crescimento da empresa no Brasil. "Esse é um momento histórico para a Nextel Brasil. Com o 3G, a Nextel passa a dobrar seu potencial de crescimento no Brasil", comemorou Sergio Chaia, presidente da Nextel Brasil.
Chaia ressaltou que, como 3G, a Nextel passa a ser uma operadora de nível nacional, com cobertura que corresponde a 182 milhões de habitantes. Com isso, o executivo observou que companhia terá ganhos significativos de escala, que serão repassados para os consumidores, atingindo outras camadas da população. "Nós sabemos o que o brasileiro quer."
Segundo o executivo, ao estrear no 3G, a empresa lançará planos específicos para atender à demanda de diversos tipos de consumidores. O executivo destacou que a empresa vai trazer para o Brasil a inédita tecnologia HPTT, que agrega a forma de comunicação via rádio com o 3G.
Chaia evitou falar em datas, mas observou que o 3G será lançado no Brasil o mais breve possível, tão logo a empresa "consiga construir a rede". O executivo destacou que a empresa tem crescido 40% ao ano nos últimos anos, porcentual que a empresa pretende no mínimo manter com o 3G.
Investimento. Nos próximos cinco anos, a Nextel vai investir R$ 4,5 bilhões a R$ 5,5 bilhões no Brasil, montante que já inclui os valores correspondentes às licenças da banda H. Chaia observou que a companhia já está mantendo conversar com os bancos para viabilizar formas de financiamento, mas observou que boa parte dos investimentos do 3G virá de recursos próprios.
"A saúde financeira da empresa é excepcional. A gente vai explorar as melhores possibilidades de pool de investimentos, sem precisar de aportes da matriz", afirmou. A empresa também pretende entrar no mercado de banda larga móvel. "Tem um espaço aí bacana. E a Nextel, agora, se sente confortável em dizer que vai participar dessa expansão", disse.
Questionado sobre os dois lotes da banda H perdidos para a Oi e a CTBC, Chaia explicou que a empresa não cobriu as propostas dos concorrentes porque os valores ultrapassaram os planos de negócios específicos para aquelas áreas.
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EU FALO EN PORTUQEUS DA
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